segunda-feira, 19 de março de 2018

Mangostão

Mangostão






A Garcinia mangostana L., também designada de mangostão é um superfruto tropical nativo da Ásia que apresenta um elevado conteúdo em fitoactivos, nomeadamente as xantonas (em todo o mundo, estão identificadas 200 xantonas, estando 43 delas no mangostão, o que faz do mangostão a maior fonte de xantonas do mundo).

Este fruto tem revolucionado a comunidade científica por todo o mundo, pelas suas propriedades medicinais. Consegue reunir inúmeras propriedades, sendo um dos mais completos e poderosos antioxidantes. As XANTONAS contidas neste fruto participam ainda na manutenção do equilíbrio dos sistemas imunitário, cardiovascular, nervoso, gastro-intestinal, músculo-esquelético, tendo ainda acção na saúde emocional e da pele.

Propriedades antifúngicas e antibacterianas:
- Os extractos de Garcinia mangostana, nomeadamente as xantonas aí presentes demostraram uma capacidade natural para inibir o crescimento de alguns fungos assim como um efeito inibitório no crescimento de algumas bactérias (estudos in vitro).
- Permite-nos assim ter um sistema imunitário mais saudável e atento a potenciais doenças.

Propriedades anti-inflamatórias:
- As xantonas são reconhecidas por apresentar atividade anti-inflamatória inibindo a ciclo-oxigenase (COX) 1 e 2 


(respectivamente COX-1 e COX-2), assim como a síntese da prostaglandina (PG) PGE2 e a libertação de histamina.
- Um estudo de investigação demonstrou a sua segurança e eficácia superior face a alguns anti-inflamatórios químicos utilizados no caso de artrite. As xantonas ajudam a parar a inflamação inibindo a produção celular da enzima COX-2 e bloqueando o processo que conduz à inflamação, sem afectar o mecanismo de coagulação do sangue e sem provocar perturbações estomacais ou úlceras como a maioria dos medicamentos anti-inflamatórios convencionais.

Propriedades antioxidantes:
- O mangostão contém as xantonas e catequinas, que ajudam a absorver os radicais livres e a parar os danos celulares que normalmente conduzem a diferentes doenças e demonstraram ser mais eficazes contra os radicais livres do que a Vitamina C ou E. Melhoram a capacidade defensiva do organismo melhorando o processo de libertação das toxinas (radicais livres) do organismo.
- O efeito benéfico dos antioxidantes, de que o mangostão é tão rico, não só protege o organismo da oxidação como parece conferir uma protecção cardiovascular adicional.


Outras propriedades importantes:
- Como é anti-inflamatório, pode ser utilizado no tratamento e prevenção não só de doenças reumáticas, mas de outras patologias que têm na inflamação um factor etiológico ou agravante, como a diabetes ou a disfunção endotelial, que conduz a várias patologias cardiovasculares.



- Na diabetes, diminui ainda a resistência à insulina, através da sua capacidade de regular o açúcar no sangue.


- Tratamento anti-envelhecimento, devido ao elevado conteúdo de antioxidantes.
- Estimulante do sistema imunitário, prevenindo gripes e constipações.
- Tradicionalmente, utiliza-se para patologias do sistema digestivo como dor abdominal, diarreia e úlceras crónicas





Advertência
Apesar de integralmente sustentada em fontes de referência com reconhecido valor e prestígio nacional e internacional, a informação contida nestas páginas não pode ser considerada como exaustiva ou, apesar de todos os esforços de melhoria contínua, isenta de incorrecções inadvertidas. As plantas e seus derivados utilizados na preparação de suplementos alimentares têm efeitos nutricionais, e podem interagir com medicamentos e outros suplementos. A sua inclusão em produtos para consumo humano obriga à prévia determinação de segurança, porém, essa segurança depende de uma utilização responsável. A BIOVIP não assume qualquer responsabilidade por problemas decorrentes da má utilização da informação disponibilizada. Se precisar de aconselhamento específico, deverá recorrer directamente a um profissional devidamente qualificado.


Sem comentários:

Enviar um comentário